0

PT
Seu Carrinho 0

Notícias | 27 de dezembro de 2023

Cuidado, pessoal. Vocês não podem julgar uma data sem considerar o contexto do que foi feito o ano todo. Como diz a famosa frase, “engordamos com o que comemos entre o ano novo e o natal” e não o contrário.

Não vejo problema em uma pessoa exagerar nos dias em que celebramos o Natal e Ano Novo. Celebrar é relembrar, relembrar é viver, existem muitas questões emocionais envolvidas. Comer aquele panetone tão desejado, ou aquele arroz natalino, as roscas, e até mesmo beber um pouco mais estão dentro do que temos como tradição. Julgar as coisas de forma isolada é ignorância. Qual é o problema de comer um chocotone inteiro nesse dia? É preciso analisar várias coisas para julgar essa refeição pontual. Para ter saúde física, é preciso ter saúde mental também; para mudar o físico, é preciso adaptar a mente. Eu acho que cada pessoa deve ser analisada dentro do seu contexto particular. Não se demonizam alimentos, e sim faz-se uso inteligente deles.

As pessoas são obesas ou estão com sobrepeso porque comem porcaria todos os dias em todas as refeições, o ano todo, são sedentárias. Assim, está longe uma refeição em um dia especial como o Natal ser considerada algo tão ruim. Só é um alimento pobre em nutrientes, mas julgar isoladamente um alimento sem o contexto da dieta tem pouco ou nenhum valor, principalmente porque é muito importante o bem-estar geral que a alimentação provoca no indivíduo. Uma das armadilhas fundamentais de dicotomizar alimentos como bons ou maus, ou limpos ou sujos, é que isso pode formar uma relação destrutiva com a comida.

Não condenaria ninguém por comer de forma exagerada por um dia sem analisar tudo que ela fez ou faz e os motivos que faz. Muito menos se for considerada a evolução da pessoa ao longo do ano. Fazer um julgamento ou se sentir julgado é vazio quando olhamos as coisas de forma isolada, muitas vezes criticando alguém que é mais saudável, tem um físico muito melhor, é feliz, e come o que quer nos dias festivos, enquanto aquele que julgou, por muitas vezes, está irritado comendo arroz branco com frango sem sal e tomando água.

Agora, se você consegue ficar sem curtir uma refeição ou outra em dias tão especiais de proximidade com seus familiares, parabéns, guerreiros. Espero que sua saúde, seu físico e, acima de tudo, sua saúde mental justifiquem suas escolhas. Isso é o que realmente importa.

Um abraço e ótimas festas,
Erick Pinheiro

@nutrierickpinheiro

Tags

  • bem-estar
  • Life is motion
  • Movement Fitness

COMENTÁRIOS

Ver detalhes